Dia da Paz
Desde 1968 que, anualmente, se comemora no dia 1 de Janeiro, o Dia Mundial da Paz.
Desde então, todos os anos intitulam-se com temas bastante aliciantes. O Tema deste ano de 2009 intitula-se: “Combater a Pobreza, Construir a Paz”. Todos anseiam por viver em paz consigo e com os outros mas, sem motivo justificativo, esta desaparece inexplicavelmente. A paz supõe confiança, perdão, colaboração, sacrifício, união, etc. Não é possível, quando há ódio, vingança, desprezo, injustiças… Devia haver colaboração entre as pessoas, famílias e comunidades.
Voltando ao tema deste ano, verifica-se que um grande obstáculo à paz é a desproporção da riqueza entre pobres e ricos, resultando da ausência de fraternidade entre uns e outros. Devia haver colaboração entre pessoas, famílias, comunidades e nações, em ordem a um desenvolvimento humano. Infelizmente, há condições de extrema pobreza, originando revolta de populações, jovens que se entregam ao roubo, ofensas à dignidade da pessoa como tal. Todos têm direito a um mínimo de condições de vida. Entre nações ricas gera-se marginalização com prepotência de uns sobre os outros. O super-desenvolvimento traz, por vezes, consequências negativas e contraditórias e abusos condenáveis. Os ambiciosos não descansam enquanto não se apropriam do que é dos outros. Custa aos pobres viverem junto dos bens que outrora pertenceram às suas famílias, e hoje são possuídos por ricos.
A nossa tarefa como jovens (ainda crianças do 5º ano de escolaridade) cabe-nos a tarefa árdua de lutar e contribuir para a construção de um mundo melhor, por um mundo mais fraterno,mais justo, com menos assimetrias sociais e, como dizia no início da apresentação electrónica das bandeiras do Mundo com mensagens de PAZ na festa de Natal da nossa escola, em que uma nossa colega do 9.º ano escreveu: “As próximas gerações necessitam de um Mundo melhor…
Um Mundo de PAZ!... “
Desejamos a toda a comunidade educativa do nosso agrupamento, um ano de 2009 com muita paz.
Sem comentários:
Enviar um comentário