quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Como Manter-te Seguro Online


● Não darias a um estranho que encontrasses na rua a teu nome, número de telefone e morada, por isso não o faças na Internet.

● Evita fornecer informações que possam facilitar a um estranho encontrar-te, tais como o local onde costumas passar o tempo depois da escola.

● Não te encontres pessoalmente com pessoas que conheceste através da Internet. Se quiseres mesmo conhecer uma dessas pessoas, escolhe um local público e leva contigo alguns amigos ou um adulto em quem confies.

● Não coloques fotografias provocantes ou “sexy” na Internet.

● Se receberes mensagens de teor sexual, hostis, ameaçadoras ou inapropriadas de alguma forma, informa um adulto de confiança, comunica-o ao responsável pelo site e nunca respondas – isso só incentiva a pessoa que as envia.

Postado por: Marco Esteves
Mantém-te seguro na Internet

Tens bons amigos que não conheces pessoalmente? Não és o único. Os dois maiores sites de redes sociais da Internet têm mais de 100 milhões de membros em todo o mundo, que conversam, partilham notícias e boatos e trocam fotografias.

Embora a Internet seja uma óptima forma de conhecer pessoas novas que partilham os teus interesses, nem sempre podes ter a certeza de quem é a pessoa com quem estás a comunicar no ciberespaço. Num caso recente, mais de 40 raparigas adolescentes do Reino Unido foram contactadas por um pedófilo do Canadá, que obteve os seus endereços electrónicos entrando numa “lista de amigos” de uma adolescente – uma lista das suas amigas da Internet. Felizmente, foi apanhado e levado a tribunal. Mas trata-se de um problema crescente. O FBI (Agência Federal de Investigação dos Estados Unidos) calcula que existam mais de
50 000 pedófilos que actuam na Internet, em todo o mundo, em qualquer momento. E um em cada 12 adolescentes já se encontrou pessoalmente com um estranho com quem tinha conversado na Internet. A intimidação cibernética (ciberbullying) também é um fenómeno crescente, e consiste no envio de mensagens ofensivas.

Postado por: Marco Esteves

Água – um precioso recurso natural

O que faríamos sem água?

A água é um dos nossos recursos mais preciosos. Não podemos viver sem água e nunca pensamos que um dia pode esgotar. A nível global, a água é um recurso escasso: menos de 1% da água do planeta está disponível para consumo humano, e mais de 1,2 mil milhões de pessoas – quase um quinto da população mundial – não tem acesso a água potável.

Felizmente, na Europa a água é geralmente abundante, embora em alguns países do sul da Europa, como em Espanha e, em certos momentos, também em Portugal, os problemas de escassez de água e seca sejam cada vez mais comuns.

Na Europa, o principal problema está relacionado com a qualidade da água. Cerca de 35% da água da Europa é proveniente de águas superficiais – lagos e rios –, dos quais 20% estão seriamente ameaçados pela poluição. Os restantes 65% são provenientes de águas subterrâneas – águas pluviais que se infiltram no solo e formam recursos aquíferos subterrâneos.

A água da torneira é própria para consumo humano praticamente em toda a Europa, mas tem de ser tratada antes de chegar às nossas torneiras. Este processo é dispendioso, utilizando tecnologias cada vez mais dependentes de energia e de processos químicos. Mas é necessário, uma vez que a água pode ser contaminada por fertilizantes, pesticidas, químicos tóxicos ou microrganismos provenientes de resíduos ou de lançamentos indevidos na água, solo e ar. Os maiores poluentes são os fertilizantes e os pesticidas, que são transportados pela água da chuva para os rios e para o mar.



A redução da poluição é essencial não apenas para conservar as nossas reservas de água potável, mas também para proteger todos os ecossistemas que vivem nos nossos rios, lagos e mares. Embora a EU tenha tomado várias medidas para reduzir a poluição nos últimos 30 anos, ainda há muito a fazer e todos temos um papel a desempenhar.

A água disponível para consumo humano
representa menos de 1% dos recursos hídricos do planeta.


Qual é a maior preocupação dos europeus?

A poluição da água é a maior preocupação ambiental dos europeus. Segundo uma recente sondagem do Eurobarómetro, a poluição da água é a maior preocupação ambiental para 47% dos europeus, à frente das catástrofes provocadas pelo Homem e das alterações climáticas.

Postado por: Marco Esteves

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

As TIC na escola


Utilização dos portáteisNa eb 2,3 Dr. Pedro Barbosa, existe uma pequeníssima quantidade de alunos que ainda não acederam aos computadores disponíveis na escola. A integração das TIC na nossa escola, tem vindo a dinamizar-se de dia para dia. Desde a sala de TIC, dos portáteis à BE/CRE, incluindo os quadros interactivos (que ainda estão numa fase experimental), os alunos, têm vindo a ter cada vez mais, contacto com as TIC.
Por exemplo, os 8º anos têm aulas de Área de Projecto com computadores, os 9º anos têm aulas de ITIC e também está disponível o próprio clube de TIC, às terças e quartas-feiras.
Os portáteis estão disponíveis para qualquer aula e na BE/CRE estão disponíveis neste momento, pelo menos, três computadores, estando neste momento, só dois em funcionamento, devido a avarias, o que também é normal pela elevada taxa de utilização que têm diaramente.
Postado por: Raquel Torres